Protetor solar

Além de promover uma fotoproteção contra as radiações UVA e UVB, os filtros solares devem manter essa proteção durante todo o período de exposição solar.

Os filtros podem ser físicos, que vão refletir a radiação, ou químicos, que vão deixar a pele absorver a radiação e modificá-la. Geralmente os protetores solares existentes no mercado são compostos tanto por filtros físicos, assim como químicos. Isto por que cada um traz suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o filtro físico é mais resistente à agua e causa menos reações adversas, porém é difícil espalhar e é mais comedogênico (tendência a causar acne). Já o filtro químico é mais fluido, mas por isso sai com mais facilidade quando em contato com a água ou suor, além de causar maiores reações alérgicas. Geralmente os protetores destinados às crianças possuem mais filtros físicos do que químicos.

O FPS – Fator de Proteção Solar, indicado no rótulo dos protetores à venda no mercado refere-se apenas à radiação UVB.

Como calcular o uso do filtro solar de acordo com a minha pele e o FPS do rótulo?

Vamos utilizar um exemplo: Se você normalmente demora 2 minutos para ficar vermelha quando se expõe ao sol (sem filtro) e vai usar um protetor solar de FPS 35, então multiplique 2 x 35, que será igual a 70 minutos. Ou seja, você terá a proteção do filtro durante 1 hora e 10 minutos. Mas considere: a cada 2 horas você terá 97% de proteção do filtro, pois 3% da radiação não será barrada por ele. Isto para este filtro com FPS 35. Para um filtro de FPS 60 a proteção será de 99% em 2 horas. Ou seja, 1% não será barrado. Além disso, leve ainda em consideração de que a água e o suor vão contribuir para eliminar a sua proteção mais cedo. Ou seja, fique atento e repasse o filtro sempre!!

Mas e os raios UVA?

Somente a poucos anos, e principalmente no Brasil, a proteção contra os raios UVA passou a ser exigida. A nomenclatura utilizada pode ser o PPD ou por estrelas. Sendo uma estrela proteção mínima, duas estrelas, proteção média, três estrelas proteção alta e quatro estrelas proteção máxima. Considere que a recomendação para PPD é de no mínimo 1/3 do FPS 15. Leve em conta as seguintes características de um bom filtro solar:

  • Proteção UVA e UVB
  • Inodoro;
  • Estável frente a luz e calor (o filtro tem que continuar a promover a foto proteção durante a exposição aos raios UV
  • Veículo correto de acordo com o seu tipo de pele. Os veículos mais comuns são géis, óleos, emulsões, pomadas, soluções e aerossóis.