A agressão do sol é acumulativa e irreversível, induzindo diversas alterações bioquímicas como alterações das fibras de elastina e colágenas, perda de tecido adiposo subcutâneo e fotocarcinegênese.
Radiação Ultravioleta: os raios UV representam o componente de maior poder energético do espectro solar e são os mais preocupantes quando se fala em foto proteção.
Radiação UVA -> Além de ser o principal responsável pelo envelhecimento precoce (alterações do colágeno e elastina originando atrofia da pele e rugas precoces), o UVA causa mutação no DNA das células e pode levar ao câncer. Também é uma das causas de manchas e de alergias ao sol.
Radiação UVB -> Possui pequena penetração na pele, mas devido a sua alta energia, é responsável pelos danos imediatos da radiação, tal como a queimadura solar e boa parte dos danos tardios, como o escurecimento e o espessamento da pele.
O grau de pigmentação da pele influencia diretamente o efeito que a radiação terá sobre o indivíduo. Ou seja, quanto mais clara for a pessoa, mais radiação ela vai absorver e maiores serão as chances de consequências graves.
Então, o uso de filtro solar é essencial!